A Câmara de Braga vai celebrar um contrato-programa com os TUB –Transportes Urbanos de Braga para disponibilizar um serviço público de transporte escolar especializado, de forma a abranger os alunos do concelho. A medida será analisada na reunião do executivo municipal marcada para esta segunda-feira e será implementada no ano de 2024.
Em comunicado, o Município refere que ‘School Bus para Todos’ é “uma solução inovadora orientada para o futuro, vital para a promoção de uma educação orientada para a mobilidade sustentável e segura, fundamental para a concretização da estratégia de mobilidade urbana do concelho”.
“Este novo serviço permite uma atenção mais direccionada para as necessidades dos alunos, garantindo uma experiência de viagem segura e dedicada, em que os veículos alocados providenciam um ambiente controlado, supervisionado, confortável e tranquilo, minimizando potenciais desvios e preocupações de segurança”, sublinha.
Além disso, segundo a autarquia, com a implementação do ‘School Bus para Todos’, “pretende-se não apenas promover a redução de tráfego nas áreas escolares, mas também contribuir para a melhoria geral da circulação rodoviária”.
“Tratando-se de um serviço dedicado, é possível assegurar, não apenas uma maior optimização das rotas, como também uma melhor compatibilização entre os horários – o do transporte e o escolar -, permitindo, assim, diminuir a presença de veículos particulares nas ruas, sobretudo nos trajectos limítrofes às zonas escolares e, consequentemente, contribuir para a mitigação do congestionamento viário”, explica.
Paralelamente, os serviços de transporte de passageiros ‘School Bus’ liberta viaturas afectas ao transporte regular, “fomentando a qualidade do serviço, aumentando a eficiência e eficácia do mesmo, na medida em que permite reforçar a oferta regular e optimizar o serviço, diminuir a idade média da frota, melhorar a eficiência dos TUB e, através da diminuição das necessidades de frota, permitir aumentar a oferta de novas linhas”.
“Assim, este projecto tem como objectivo, para além de apoiar a descarbonização da cidade, reduzir as emissões e gases de efeito de estufa e reduzir o transito e sinistralidade, também incentivar a autonomia e responsabilidade das crianças, promover o uso do transporte publico aumentando o bem-estar e a qualidade de vida dos concidadãos”, conclui o comunicado da Câmara de Braga.