O Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (UMinho) recebe a 13 de Outubro o colóquio internacional sobre ‘Crises do Capitalismo: O legado de Friedrich Engels’, anunciou o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da universidade minhota.
Paralelamente, é lançado o livro ‘Friedrich Engels – O burguês que inventou o marxismo’, da autoria de Michael Krätke e recentemente traduzido para o português por Manuel Carlos Silva e Fernando Bessa Ribeiro.
Organizado pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo da UMinho (CICS.NOVA.UMinho), em parceria com os departamentos de Sociologia e de Históriad do instituto, o colóquio conta com a participação de diversos especialistas conceituados a nível nacional e internacional, provenientes de diversas áreas disciplinares e, sublinha a organização, “conhecedores do legado
O evento é complementar a um outro, organizado em 2018 por vários centros de investigação da UMinho (CICS.NOVA.UMinho, CICP, CIEd, Lab2PT e NIPE) e centrado no legado de Karl Marx por ocasião do seu bicentenário.
“Se Karl Marx se constituiu como o fundador do materialismo histórico e dialéctico, ele teve em Friedrich Engels o companheiro de armas, o co-autor da análise do funcionamento e das contradições do modo de produção capitalista, da elaboração do Manifesto do Partido Comunista e o companheiro no impulso dado à criação da Associação Internacional de Trabalhadores – I Internacional”, refere o CICS, afirmado que “o seu legado vale a pena ser lembrado.
PROGRAMA
O encontro começa pelas 10h00, com a sessão de abertura presidida pela presidente do Instituto de Ciências Sociais da UMinho, Paula Remoaldo, acompanhada por Rodrigo Dominguez, coordenador CICS.NOVA.UMinho, Fernando Bessa Ribeiro, director Departamento de Sociologia, e Francisco Mendes, director Departamento de História.
Pelas 10h30 tem início a conferência ‘Crises of Capitalism and of Representative Democracies: Associative Democracy’, proferida por Veit-Michael Bader e Marcel Maussen e moderada e comentada por João Teixeira Lopes e Manuel Loff.
A partir das 14h30, Michael Krätke debruçar-se sobre a temática ‘Socialism in Another Age of Catastrophes. The Legacy of Friedrich Engels’, com comentário e moderação de Paula Guimarães. J
Às 16H00 procede-se ao lançamento do livro de Michael Krätke ‘Friedrich Engels – O burguês que inventou o marxismo’, com comentários de Francisco Mendes, Susana Silva e Carlos Gomes.
Por volta das 17H45 e antes da sessão oficial de encerramento, realiza-se a conferência ‘Rethinking Democracy, Education and Socialism Today’ fecha o encontro com Licínio Lima e comentário e moderação de Helena Machado.
O evento realizar-s em formato exclusivamente presencial. A entrada é livre e não carece de inscrição. Mediante solicitação, pode ser emitido certificado de participação.
Informação detalhada sobre os/as oradores/as pode ser encontrada aqui.