Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
BRAGA

BRAGA -
Creche do CSVH que vai estar aberta sete dias por semana já começou a ser construída em Braga

As obras de construção do berçário e creche “Clube dos Pequenos”, a nova valência que o Centro Social do Vale do Homem (CSVH), em Braga, arrancaram esta semana e prevê-se que a valência esteja em funcionamento em Setembro de 2024.

Este projecto inscrito no PRR – Plano de Recuperação e Resiliência funcionará, à partida, com horários alargados e sem interrupções letivas, sete dias por semana, acolhendo crianças até aos três anos de idade, com capacidade para 84 crianças.

O presidente do CSVH afirma que “ finalmente arrancaram as obras de um projeto há muito desejado na cidade de Braga”.

“Diria que é um projecto que fará diferença na vida de muitos. Sabemos que o novo berçário e creche, pela sua localização, é uma mais-valia para os profissionais do Hospital de Braga e Universidade do Minho, mas é também uma resposta para a população em geral. Conciliar a vida profissional, pessoal e familiar é um factor determinante para a diminuição do absentismo, aumento da produtividade, sustentabilidade demográfica, entre outros aspectos. Acreditamos, por isso, que este projecto fará a diferença na região”, diz Jorge Pereira.

O líder da IPSS, sediada em Lanhas, Vila Verde, reforça ainda que “este projecto será diferenciador não apenas no que diz respeito aos horários alargados, mas também pelo serviço de babysitting em que a creche pode acolher crianças de forma temporária, por exemplo, por períodos de uma ou duas horas, sem obrigatoriedade de estarem inscritas”.

“Damos assim resposta às famílias que precisem de deixar o seu filho na creche para irem a uma reunião, aula, ou outro compromisso de período curto”, frisa Jorge Pereira.

De acordo com o CSVH, a selecção das candidaturas será realizada conforme as regras de prioridade definidas pela Segurança Social. “Procuramos com este projecto aumentar a capacidade de resposta nesta área, mas temos consciência de que a necessidade destas estruturas na região é significativa”, admite Jorge Pereira.

A futura creche rondará o valor de investimento total de cerca de dois milhões de euros mais IVA, sendo que um milhão e 700 mil euros foram alocados ao valor da obra.

O terreno foi cedido pela Câmara Municipal de Braga, resultando de uma parceria entre o CSVH, Comissão de Trabalhadores do Hospital de Braga, Hospital de Braga e Universidade do Minho.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS