Todos os jovens estudantes que frequentam o 10º ano de escolaridade vão passar a ter formação em suporte básico de vida e primeiros socorros. O anúncio foi feito, esta manhã, pelo ministro da Administração Interna.
A medida consta da Estratégia Nacional de Proteção Civil Preventiva e, segundo José Luís Carneiro, vai contar com o apoio dos municípios e das corporações dos bombeiros voluntários, que irão às escolas ministrar essa formação aos estudantes do 10.º ano.
Em declarações aos jornalistas, o ministro indicou que o município de Mangualde, no distrito de Viseu, vai ser o primeiro a avançar com esta experiência, onde «muito em breve» será feita uma apresentação do projeto para que depois se possa desenvolver em todo o país.
A Estratégia Nacional de Proteção Civil Preventiva, publicada em Diário da República em 2021, define 10 áreas prioritárias e 136 objetivos operacionais, os quais traduzem projetos e atividades a implementar pela administração central, câmaras municipais e juntas de freguesias durante 10 anos.