A Câmara de Braga promoveu, esta quinta-feira, a cerimónia de assinatura formal de contratos de trabalho dos novos colaboradores do município na área da ação educativa.
De acordo com a autarquia, 77 novos colaboradores iniciaram funções neste último trimestre do ano, distribuídos pelos diversos Agrupamentos de Escolas e Escola não Agrupada: sete assistentes técnicos com funções administrativas nas secretarias dos Agrupamentos de Escolas e 70 assistentes operacionais da área da ação educativa.
“Estes novos assistentes operacionais vão reforçar as equipas educativas ao nível do apoio geral à organização, higiene e limpeza dos espaços, assim como da segurança e vigilância dos alunos, do apoio nas atividades de crianças com necessidades educativas especiais e da interligação com os diversos atores da comunidade educativa (pais, professores, alunos e encarregados de educação)”, diz a Câmara de Braga.
Segundo o município, “esta medida representa um aumento dos efetivos em mais de 50 colaboradores além dos rácios definidos e financiados pelo Ministério de Educação, o que é demonstrativo da forte aposta” da autarquia nesta área e do “papel preponderante que o pessoal de apoio educativo assume no espaço escolar”.
A gestão do pessoal não docente passou a ser uma responsabilidade das autarquias desde abril de 2022, quando foi concretizada a transferência de competências para os órgãos municipais e entidades intermunicipais no domínio da educação.