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Nova Coelima assegura 200 postos de trabalho com pijamas e roupa interior

A Coelima, têxtil centenária de Guimarães comprada pela Mabera, uma empresa de Famalicão, em 2021, no âmbito do processo de insolvência, está a apostar na criação de novos produtos, que inclui a confecção de pijamas e outros produtos de roupa interior, garantindo os cerca de 200 postos de trabalho mesmo depois de encerrar 2023 com uma quebra de facturação de 25%.

Em entrevista ao ECO, o director-geral da nova Coelima adianta que depois de um primeiro ano marcado por um esforço para reconquistar a confiança de fornecedores e clientes, a crise do sector em 2023 ditou um arrefecimento nos negócios, que já começavam a dar sinais de recuperação.

“O primeiro ano foi um ano de regresso, recuperar confiança de alguns clientes e fornecedores, 2022 já conseguimos ver algumas coisas desse trabalho. Recuperamos confiança de fornecedores, conseguimos manter clientes, crescer nalguns e angariar novos clientes”, sintetiza Rui Pereira.

O responsável explica que com a guerra e o arrefecimento da economia, 2023 trouxe “um decréscimo de encomendas”, com a companhia a estimar fechar o ano com “uma quebra de 25% do volume de negócios face a 2022”, uma contracção da qual espera recuperar já em 2024.

“Temos já uma visão do primeiro trimestre, em que vamos recuperar 20% face ao período homólogo e a nossa colecção de mercado interno cresceu para o dobro da previsão de vendas”, refere Rui Pereira.

Apesar desta não ser a principal área de negócio – a Coelima é conhecida pela sua roupa de cama –, a empresa tem conseguido bons resultados com a venda de pijamas e roupa interior (sleepwear) nos Estados Unidos e, no ano passado, já conseguiram “colocar esse produto em Inglaterra e Irlanda”.

Na lista de novos produtos constam ainda produtos para animais, toalhas de mesa e produtos sustentáveis, produzidos com corantes naturais, produtos orgânicos, fibras sustentáveis, como cânhamo ou linho.

Olhando para 2024, a Coelima espera continuar a crescer nos mercados onde está presente. Com 96% das vendas realizadas na exportação, os Estados Unidos e o mercado espanhol, onde está presente com a marca Nicoleta, são os países que mais contribuem para o volume de negócios da empresa.

Além destes dois países, a Coelima vende os seus produtos para países como o Canadá, Finlândia, Irlanda, Inglaterra, Suécia ou Suíça.

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