Se recentemente mudou de casa e pretende actualizar o seu local de voto, a tempo das eleições legislativas de 10 de Março, só tem até 10 de Janeiro para alterar a morada que está associada ao cartão de cidadão.
Se até lá não efectuar o pedido, terá de votar no local de voto correspondente à anterior residência.
Pode ainda, segundo avisa a Comissão Nacional de Eleições, citada pelo Público, inscrever-se (entre 25 e 29 de Fevereiro) para votar antecipadamente e assim exercer o seu direito de voto num local diferente do que onde está recenseado.
Caso resida em território nacional e tiver cartão de cidadão, pode alterar a morada online de forma gratuita, no portal ePortugal. Terá de fazer autentificação com a chave móvel digital com cartão de cidadão, leitor e PIN. O processo não é imediato.
Depois, no prazo de cinco dias úteis, receberá na nova morada a confirmação de alteração, e só depois é que os novos dados são actualizados. No caso de residentes no estrangeiro, Açores ou Madeira, o tempo de chegada da confirmação poderá ser mais demorado.
Também pode, naturalmente, recorrer às Lojas do Cidadão ou a um Balcão do Cidadão no Instituto de Registos e Notariado.
Caso não tenha cartão de cidadão, apenas bilhete de identidade, tem mesmo de fazer a alteração de morada presencialmente numa Loja do Cidadão, ou consulado ou posto consular português na sua área de residência.
ESTRANGEIRO
Se viver no estrangeiro, aplica-se o mesmo processo, que pode ser feito online. No caso de preferir fazer a mudança presencialmente, dirija-se a um consulado ou posto consular português da sua área de residência. O voto poderá ser feito por via postal ou presencial.
Nos casos em que queria votar presencialmente, deve também comunicar ao consulado ou posto consular essa informação ate 10 de Janeiro. Caso não o faça, recebe na morada que consta no recenseamento eleitoral os documentos necessários para votar através de carta.
VOTO ANTECIPADO
Caso queira votar antecipadamente noutra morada, o chamado “voto antecipado em mobilidade”, terá que fazer inscrição entre 25 e 29 de Fevereiro, no site Voto Antecipado.Após a inscrição é emitido um comprovativo e pode consultar a inscrição na mesma plataforma.
Também pode fazer o pedido por via postal, através de documento que comunica a intenção, e que ficará disponível na mesma data.
Precisará de alguns dados para fazer a inscrição: nome completo, data de nascimento, número de identificação civil, o município onde quer votar antecipadamente, contacto telefónico e endereço de email
O voto antecipado em mobilidade realiza-se no domingo anterior ao dia das eleições, neste caso dia 3 de Março, das 08h00 às 19h00.
Com Executive Digest e Público