A Quinta Pedagógica de Braga vai acolher um projeto pioneiro de cinoterapia, também chamada de terapia assistida por cães, que terá dinamização a cargo de uma terapeuta especializada.
“Esta abordagem terapêutica promove a interação entre humanos e cães treinados, visando aprimorar o bem-estar emocional, mental e físico de cada indivíduo”, refere a autarquia.
No âmbito das atividades destinadas a públicos com necessidades educativas especificas, a Quinta Pedagógica vai testar esta terapia nas chamadas “Atividades da Diferença”.
“Estas atividades serão dirigidas exclusivamente a este público por terem benefícios terapêuticos, quer ao nível da autoestima, quer ao nível da confiança, para além de estimular os movimentos físicos e a motricidade, a coordenação motora das crianças e potenciar o desenvolvimento social, ao facilitar a interação entre todos”, assinala o município.
As crianças serão desafiadas a interagirem com duas cadelas treinadas para este efeito, “e a presença das mesmas criará um ambiente relaxante e reconfortante, promovendo o equilibro emocional das crianças”.
A terapeuta “Doutora Patinhas” fará as sessões com as crianças, que têm de ser acompanhadas por um adulto, nas tardes dos dias 27 de janeiro, 10 e 24 de fevereiro e 02 de março (das 14h30 às 16h30).
Durante este projeto pioneiro, será avaliada a receptividade das crianças, os feedbacks das sessões e as interações entre todos os intervenientes. As inscrições são gratuitas e limitadas.
Para mais informações, envie e-mail para [email protected].