Vieira do Minho serve as ‘Couves com Feijão Amarelo’ no fim de nos dias 13 e 14 de janeiro. É mais uma edição dos ‘Fins de Semana Gastronómicos – “Vieira, Tradição à Mesa”.
Considerada o símbolo da identidade vieirense, esta especialidade gastronómica tem vindo a ser reconhecida e apreciada pela sua ligação às tradições, ao mundo rural e à matança do porco.
Confecionada com as melhores carnes caseiras e o que de melhor se produz na horta (carne de porco, enchidos, couve-galega, feijão amarelo, batata, azeite e alho picado), esta iguaria é geralmente consumida entre os meses de novembro e março, e é perfeita para aconchegar o estômago nos dias de inverno.
“Vieira, Tradição à Mesa” é um desafio lançado pela Câmara Municipal aos restaurantes concelhios e tem como intuito valorizar a gastronomia local, dinamizar a restauração e promover as potencialidades deste território.
Até maio de 2024, um fim de semana por mês, os 12 restaurantes aderentes propõem menus com sabores tradicionais e rurais. Cozido à Portuguesa, Cabrito ou ainda a famosa Vitela da Região são outros manjares que os apreciadores da gastronomia tradicional poderão degustar ao longo do ano de 2024.