Por Manuel Sousa Pereira
O tempo em que os clientes esperavam pacientemente pelas respostas das empresas, procurando as soluções aos seus problemas, necessidades ou desejos está tendencialmente, a desaparecer, pois na atualidade, o consumidor procura gratificação imediata e soluções instantâneas através de Chatbots, assistentes virtuais com a tecnologia de inteligência artificial, envolvendo os consumidores, em tempo real, respondendo a dúvidas e orientando as decisões de compra é cada vez mais uma realidade.
As marcas envolvem os consumidores, numa conversação contínua, personalizada e conectada, orientada pela inteligência artificial, contribuindo desta forma, para numa dinâmica bidirecional entre as marcas e os consumidores numa comunicação interativa e numa experiência imersiva relevante.
Uma diversidade de canais de comunicação, como Chatbots, Chat Online, WhatsApp, Vídeo, Reviews e Testemunhos, Podcasts e Vídeos Online, Realidade Virtual e Realidade Aumentada, redes sociais, mensagens instantâneas, assistentes de voz, numa personalização continuada, adaptando as mensagens de acordo com as ideias, comportamento, preferências e histórico de interação bidirecional com o cliente.
A inteligência artificial que pode analisar uma grande quantidade de dados, procurando extrair insights relevantes sobre as preferências e tendências dos consumidores, que através de algoritmos pode também ajudar a segmentar a audiência tendo por base dados demográficos, comportamentais e contextuais, permitindo campanhas orientadas para o cliente.
As interações em tempo real e a personalização dinâmica, ajustando as mensagens de acordo com as repostas e comportamentos do utilizador associado ao reconhecimento de voz e Processamento de Linguagem Natural (NLP) melhoram a capacidade tecnológica e procurando compreender e gerar respostas mais naturais e mais adequadas ao atendimento do cliente.
A inteligência artificial permite também automatizar tarefas repetitivas, reduzindo o tempo para obtenção de informação, proporcionando eficiência na obtenção, tratamento e análise de dados, permitindo que os profissionais de marketing se concentrem em estratégias mais criativas, dinâmicas e que sejam estrategicamente capazes de causar impacto positivo para as organizações.
A previsão de tendências, analisando padrões de comportamento do consumidor numa combinação de marketing conversacional e inteligência artificial permite que as empresas construam relacionamentos mais significativos e duradoiros com seus clientes, oferecendo personalização e eficiência, contribuindo para uma relação WIN/WIN na relação cliente /empresa, melhorando a experiência do cliente, e otimizando as atividades da gestão de marketing.