Fafe organiza até ao final do ano um conjunto de espetáculos de música, canto, dança, humor, cinema e teatro para assinalar o centenário do Teatro-Cinema da cidade.
Além dos espetáculos de diferentes manifestações artísticas, a agenda inclui conferências, exposições, visitas guiadas e arte digital, procurando alcançar todos os públicos, segundo os promotores.
“O programa procurará trabalhar os públicos e cultivar o interesse pela preservação viva do Teatro Cinema enquanto património edificado e atrair visitantes e público a Fafe”, assinala uma informação da autarquia local.
O programa abriu com um espetáculo de Camané, que se realizou na quarta-feira, e prossegue no fim de semana com espetáculos de ópera e bailado pela Academia de Música José Atalaya e Escola Bailado de Fafe.
Até dezembro, estão agendadas cerca de 40 datas com eventos culturais a realizar por artistas locais e nacionais, a decorrerem naquela sala de espetáculos, propriedade do município.
O Teatro-Cinema de Fafe, inaugurado em 1923, é uma das salas de espetáculos mais antigas da região ainda em atividade, tendo sido adquirida em 2001 pelo município, que ali realizou obras de reabilitação respeitando a traça original no exterior e no interior do imóvel histórico, situado no centro da cidade.
Em 2009, o espaço reiniciou a sua atividade regular, complementado com uma nova sala de cinema construída num edifício contíguo, aquando da modernização realizada pela câmara.