O antigo ministro da Defesa do PSD José Pedro Aguiar-Branco vai ser o cabeça-de-lista da Aliança Democrática (AD) por Viana do Castelo para as eleições Legislativas de 10 de Março.
O actual ‘vice’ social-democrata António Leitão Amaro será o número um por Viseu e o secretário-geral Hugo Soares lidera o distrito de Braga. Os nomes são aprovados esta noite em reunião do conselho nacional do PSD, que arranca às 21h em Lisboa, estando o PSD Amares na expetativa de colocar a sua primeira escola, a atual vice-presidente da câmara, Cidália Abreu, em lugar elegível na lista de deputados por Braga. Face à ‘lei da paridade’ e aos nomes indicados por outras concelhias (quase todos homens), Cidália Abreu pode ambicionar entrar no 6º, ou – na pior hipótese – no 9º lugar.
OUTROS NOMES
A AD, coligação que junta PSD, CDS e PPM, contará ainda com o actual presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, como cabeça de lista por Aveiro.
Pelo círculo fora da Europa, voltará a ser cabeça-de-lista o antigo secretário de Estado das Comunidades José Cesário, depois de em 2022 a direcção de Rui Rio ter escolhido Maló de Abreu, que saiu do PSD e da bancada social-democrata na semana passada.
Estes nomes juntam-se aos seis que já tinham sido anunciados no domingo à noite pelo partido, entre eles o do presidente do PSD, Luís Montenegro, que encabeça a lista da AD por Lisboa, e o ex-bastonário da Ordem dos Médicos Miguel Guimarães, que é o número um pelo Porto.
[email protected]