No domingo, dia 4 de fevereiro, que é o Dia da Universidade Católica, as coletas das missas vão ser integralmente dirigidas para apoiar o funcionamento da Faculdade de Teologia de Braga. Uma decisão da Vigaria Geral da Arquidiocese de Braga face «à importância da Faculdade de Teologia na formação dos sacerdotes e leigos com funções na Igreja de Braga», uma instituição de ensino superior do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa.
Numa nota oficial sobre o Dia da Universidade Católica Portuguesa, que se comemora a 4 de fevereiro, a Vigaria Geral deixa claro que «a colaboração financeira das comunidades cristãs» da Arquidiocese é motivada pela necessidade de «não encarecer demasiado as propinas dos alunos» e para conseguir que as licenciaturas ministradas na Faculdade de Teologia, que só existem no universo da Universidade Católica Portuguesa (UCP), «sejam sustentáveis a médio e longo prazo».
Face ao exposto, «fica determinado que as coletas das celebrações litúrgicas desse domingo (dia 4 de fevereiro) se destinarão exclusivamente a apoiar o funcionamento do Núcleo de Braga da Faculdade de Teologia», refere a nota da Vigararia Geral.
O documento faz saber que também o Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro, está mobilizado para a colaboração especial à Faculdade de Teologia. D. José Cordeiro vai presidir, no dia 4 de fevereiro, às 18h00, na Catedral, à eucaristia comemorativa do Dia da Universidade Católica Portuguesa.