Ponte de Lima, a Vila mais Antiga de Portugal acaba de aderir ao processo de certificação como destino turístico sustentável da Green Destinations, entidade acreditada pelo Global Tourism Sustainable Council (GSTC). «Trata-se de um primeiro passo de uma longa caminhada e direcionada ao futuro, com vista a um desenvolvimento sustentável social, económico e cultural e de rumo à Sustentabilidade Turística», salienta o município.
De acordo com a autarquia limiana, este compromisso assinala «o começo de uma nova fase turística para a Vila de Ponte de Lima, que pretende continuar a primar pela sua excelência na oferta de experiências turísticas diferenciadoras, mas com o compromisso afincado e interiorizado de preservar o meio ambiente, promover o desenvolvimento local e proporcionar aos visitantes uma experiência autêntica e responsável».
A Certificação da Green Destinations consiste em otimizar a gestão interna e do turismo, comprometendo-se a adotar práticas que minimizem o impacto ambiental do turismo, promovendo a conservação da natureza e a utilização responsável dos recursos. Esta certificação destaca a colaboração estreita com as comunidades locais, garantindo que o turismo beneficie positivamente os residentes e contribua para o desenvolvimento socioeconómico.
Pretende-se adotar práticas turísticas sustentáveis, desde a gestão de resíduos até a promoção de transportes ecológicos e outras práticas importantes que vão de encontro à preservação e valorização de todo o património de Ponte de Lima.
Este é um momento de mudança para Ponte de Lima, que continua permanentemente a trabalhar de «forma responsável, apresentando o que de melhor se pode fazer pela continuidade de uma cultura e tradições enraizadas, mas com uma perspetiva de melhoria constante e foco no futuro», realça ainda o município limiano.