O Hospital Braga Centro, detido pelo grupo Trofa Saúde, recebeu a primeira cirurgia de aquablação com recurso ao robô Aquabem. A cirurgia pelo médico urologista António Pedro Carvalho.
Segundo o grupo de saúde, trata-se de uma “tecnologia única no norte do país que promete revolucionar a abordagem ao tratamento da Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP) em Portugal”.
A aquablação robótica é um “procedimento inovador” para o tratamento, que consiste num “tratamento avançado e minimamente invasivo que utiliza a potência de jatos de água com a precisão robótica para proporcionar o alívio duradouro dos sintomas de HBP, independente do volume da próstata, mantendo a continência e a função sexual”.
“A utilização de jatos de água minimiza o impacto nos tecidos circundantes, proporcionando um tratamento menos invasivo, o que se traduz em tempos de recuperação mais rápidos e menor desconforto pós-operatório para os doentes”, refere o hospital.
De acordo com o Trofa Saúde, “a precisão do Aquabeam permite resultados mais eficazes, contribuindo para uma melhoria significativa na qualidade de vida dos doentes com HBP”.
“Ao contrário do que acontece com outras técnicas para tratamento da HBP, trata-se de um procedimento minimamente invasivo que permite uma recuperação e retorno à atividade diária extremamente rápida com o mínimo de riscos associados”, conclui.