Nove distritos encontram-se entre segunda e terça-feira sob aviso laranja devido a agitação marítima, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de três, foi acionado nos distritos do Porto, Viana do Castelo, Leiria e Braga às 00h49, vigorando até às 00h00 de terça-feira. Já em Aveiro e Coimbra estende-se por mais três horas, indicou o IPMA, em comunicado.
Nos distritos de Faro e de Beja, o aviso laranja está em vigor entre as 15h00 e as 06h00 de terça-feira, e em Lisboa entre as 06h00 e a mesma hora do dia seguinte.
Durante este período, o IPMA prevê “ondas de noroeste com cinco a seis metros de altura significativa, podendo atingir 11 metros de altura máxima”.
Já Guarda e Castelo Branco estão sob aviso amarelo, desde as 06h00 até às 15h00 desta segunda-feira, devido à queda de neve prevista acima dos 1.000 metros.
O IPMA alerta que a queda e de neve e a formação de gelo podem “condicionar vias, provocar danos em estruturas ou árvores e prejudicar abastecimentos locais”.