No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Terras de Bouro, em colaboração com o comando sub-regional do Cávado, realizou na aldeia da Ermida, em Vilar da Veiga, um conjunto de atividades, com destaque para a ação de sensibilização e o exercício de evacuação “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”.
A iniciativa contou com a participação da GNR territorial, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (Grupo de Busca e Resgate em Montanha), da Cruz Vermelha de Terras de Bouro, Rio Caldo e Gerês, do corpo de bombeiros de Terras de Bouro, a da ATACE e da Junta de Freguesia de Vilar da Veiga.
“O objetivo da iniciativa foi dar a conhecer à comunidade o plano de evacuação, localização do abrigo e refúgio para onde se devem dirigir em caso de necessidade de evacuação, rotinar procedimentos entre as entidades com competências na decisão e execução da evacuação, informar a população das medidas de autoproteção a adotar em caso de ocorrência de um evento, treinamento de procedimentos, entre outros”, refere a autarquia.
O cenário representou a ocorrência de um incêndio rural que estaria ativo há mais de seis horas. Montado o posto de comando, o comandante de operações de socorro tomou a decisão de evacuação da aldeia para o abrigo, que está identificado na sede da ATACE, os “sinos tocaram a rebate” e as pessoas rapidamente dirigiram-se para o abrigo.
“Houve necessidade de evacuar um idoso com dificuldades motoras utilizando uma ambulância para a operação. No final foi realizado um briefing com todas as entidades presentes e população participante”, refere uma nota do município, que “agradece a participação de todos os agentes de proteção civil e especialmente à população da Ermida que participou ativamente na iniciativa”.