O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Braga e de Viana do Castelo sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de três, a partir das 00h00, devido à queda de neve.
De acordo com o IPMA, está prevista a queda de neve acima dos 600 metros, com acumulação até 20 cm acima de 800 metros, que poderá ser até 40 cm acima de 1000 metros.
Quanto aos impactos prováveis, o IPMA alerta para a perturbação grave causada por queda de neve com acumulação e possível formação de gelo (p. ex., vias interditas, danos em estruturas ou árvores, abastecimentos locais prejudicados).
A partir das 09h00 de sábado, o aviso desce para laranja.
Em comunicado, a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado e recomenda a adopção de medidas preventivas, como adoptar uma condução defensiva, tomando especial atenção à eventual acumulação de neve, e evitar a circulação em vias afectadas pela acumulação de neve.
Nas próximas 48 horas, prevê-se também agitação marítima forte, com ondas até 7 metros na costa ocidental, e vento mais intenso no litoral e nas terras altas, com rajadas até 80km/h.