Paredes de Coura organiza o ‘III Encontro com Ciência – A Terra no Universo e nós na Terra’, hoje e amanhã, dias 15 e 16 março. A iniciativa vai decorrer no Centro Cultural de Paredes de Coura, um encontro sobre ciência de 2024.
A ‘Física das partículas e a sua simbiose com o progresso da informática e dos materiais do CERN’, por Ana Peixoto, da Organização Europeia para a Investigação Nuclear e investigadora da Universidade de Seattle, Washington, ‘Humanizar o conhecimento: afinal, o que significa traduzir a ciência com o coração?’, por Elizabete Fernandes, do Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia, e ‘James Webb Telescop: uma nova janela para o Universo – sessão de observação noturna’, com Filipe Pires, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, da Universidade do Porto, são algumas das intervenções no Encontro com Ciência – A Terra no Universo e nós na Terra.
O evento tem como tema “um olhar a partir da tecnologia”.
A sexta-feira do III Encontro com Ciência destina-se a escolas e à comunidade em geral e, decorrerá, sob a forma seminários em simultâneo, com exposições interativas de realidade virtual e aumentada, robótica e tecnologia. As escolas terão oportunidade de participar em oficinas relacionadas com tecnologia no Espaço Maker (Construção de uma Lanterna Planetária) e no Espaço Lego (Brincar com a Inércia).
Decorrerão ainda oficinas paralelas sobre Introdução à Programação e Robótica. Para a noite está marcada a Observação Noturna enquadrada cientificamente por especialistas.
Organizado pelo Agrupamento de Escolas em parceria com o Município de Paredes de Coura, este III Encontro com Ciência contempla, ainda, uma mesa-redonda, no sábado, sob a forma de uma conversa científica entre especialistas.
Este momento contará com Tiago Brandão Rodrigues (ex-Ministro da Educação), Pedro Cunha (Diretor-Geral de Educação), Pedro Latoeiro (fundador da ONG ‘Center for Cooperation in Cyberspace’) e Nuno Fonseca (Agência para a Integração, Migração e Asilo).
O Encontro com Ciência conta com o apoio do CENFIPE – Centro de Formação das Escolas do Alto Lima e Paredes de Coura, bem como parceiros institucionais do Clube Ciência Viva na Escola S.O.S. Terra (Centro de Investigação em Astronomia/Astrofísica da Universidade do Porto; Escola de Ciências da Universidade do Minho, Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Cento Ciência Viva de Braga, Sill Robotics, Lda e fábrica de vacinas – Zendal Portugal).