“Paixão em Guimarães” é o título genérico de uma exposição que marca o início da festividade da Quaresma em Guimarães. A sessão decorrerá no Museu Alberto Sampaio, esta sexta-feira, dia 15 de março, pelas 10h00.
O evento “Da Quaresma à Páscoa” inicia esta sexta-feira com a inauguração da exposição “A Paixão em Guimarães”.
Trata-se de um percurso pelas igrejas, “passos da Paixão e museus vimaranenses nos quais o visitante fica a conhecer um número significativo de peças de elevada qualidade artística, relacionadas com a Quaresma”, adianta a organização.
Em cada igreja e museu poderá apreciar três peças do acervo dessas instituições, relacionadas com o tema da “Paixão de Jesus”.
Por cada museu ou igreja visitada será oferecido um marcador. Neste percurso de visita constam também quatro passos que se encontram espalhados pela urbe vimaranense.
São 18 locais diferentes, constituindo um itinerário pela cidade, que o visitante pode iniciar e terminar onde e quando quiser, entre os dias 15 e 30 de março.
Haverá alturas em que, por motivo das celebrações litúrgicas, o visitante poderá ser aconselhado a voltar mais tarde. Os locais incluídos na exposição são a Igreja de Nossa Senhora da Consolação e dos Santos Passos; a Igreja de São Francisco; a Igreja de São Sebastião – Domínicas; a Sociedade Martins Sarmento; a Basílica de São Pedro; a Igreja da Misericórdia; o Museu de Alberto Sampaio; a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira; a Igreja de São José do Carmo; a Igreja de Santo António dos Capuchos; a Igreja de Santa Marinha da Costa e o Santuário da Penha.