Póvoa de Lanhoso vai ser palco da primeira edição do Torneio Internacional de Petanca. O evento está agendado para o próximo sábado, 20 de abril, pelas 9h30.
A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso vai organizar, pela primeira vez, uma prova de Petanca, no próximo sábado, dia 20 de Abril, pelas 9h30. O espaço escolhido conforme as condições mais adequadas para a modalidade foi uma área contígua ao local onde se realiza a Feira Semanal, no centro da vila.
Neste torneiro de Petanca Dublete estão inscritos inúmeros jogadores oriundos de vários pontos do país, além de Espanha e França, prevendo-se mais de 130 participantes.
Haverá prémios para todos e o vencedor irá receber um troféu em filigrana no valor de 1000€.
Já o segundo lugar recebe um troféu em filigrana no valor de 500€. O elemento filigrana inserido nos troféus, além de lhe conferir distinção, pretende destacar esta arte secular originária da Póvoa de Lanhoso, que no ano passado foi inscrita no “Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial”.
Recentemente, realizou-se o 1º Torneio Regional da Associação de Petanca da Zona Norte e o 2º Torneio, que será organizado pela Casa do Pessoal da RTP, é a próxima competição oficial marcada a norte.
Agendadas estão mais três “provas abertas”, sendo uma delas esta, que a Póvoa de Lanhoso vai receber.
Com origem em França, a Petanca é um jogo ao ar livre que consiste no lançamento de bolas metálicas com o objetivo de ficar o mais próximo possível de uma pequena bola de madeira.
Trata-se de um desporto simples, mas que exercita capacidades mentais e físicas, criando-se oportunidade para os praticantes desenvolverem a concentração, habilidade, inteligência e, ainda, a paciência.