A Freguesia de Gondoriz vai acolher o novo canil de Terras de Bouro. Localizado no lugar de Cabaninhas, a sua construção está programada finalizar antes de 31 de Março de 2020. A autarquia já celebrou um protocolo entre a Direcção-Geral das Autarquias Locais e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e a obra deverá custar cerca de 134 mil euros.
A Direcção-Geral das Autarquias Locais comparticipará financeiramente a obra em 50 mil euros sendo o restante montante da verba oriunda da componente municipal.
Trata-se de uma estrutura que tem como objectivo contribuir para a resolução dos problemas relacionados com o abandono de animais de companhia que sofrem todo o género de maus-tratos e os que vagueiam pelas ruas, sujeitos a contrair doenças, constituindo um risco para a saúde pública.
Assim, está assegurado o cumprimento das normas europeias ao serem acauteladas as condições consideradas essenciais para a permanência dos animais no Centro de Recolha.
Compete às câmaras Municipais, no domínio das suas atribuições na defesa da saúde animal e pública, proceder à recolha e captura dos animais em situação de abandono, sempre que tal seja indispensável.
Segundo o Presidente da Câmara, Manuel Tibo, «o Município pretende assumir um importante papel na protecção da vida animal, com a implementação de políticas que promovam o bem-estar dos animais, o tratamento adequado e condigno dos que são abandonados e a promoção de acções de incentivo na adopção de animais e no combate ao seu abandono».