Abre ao público esta sexta-feira, a partir das 17 horas, a 3.ª edição da Feira do Vinho Verde e dos Produtos Locais de Cabeceiras de Basto, na Praça Neuville-sur-Sâone, junto ao Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos.
A feira decorre de 21 a 23 de junho e tem como principal objetivo promover os vinhos verdes produzidos na região, a gastronomia típica, o turismo e o património cultural.
Este evento, com dimensão regional, conta com um total de 42 expositores, sendo dez produtores de vinho do concelho, designadamente: Vinhas da Azenha de Cavez, Adega dos Leões, Casa da Tojeira, Casal de Morgade, Casa do Barroso, Quinta de Fundevila, Casa da Soutosa, Quinta do Tapadinho, Quinta dos Carvalhinhos e Praça dos Vinhos.
GASTRONOMIA
A par dos vinhos verdes, o certame conta com oito espaços de promoção agro-alimentar, com destaque para o mel, doces, broa, azeite, queijo, entre outros; dois estabelecimentos gastronómicos; três tasquinhas e ainda sete produtores/artesãos locais com produtos hortícolas e artesanato.
ANIMAÇÃO
Para complementar o certame, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto delineou um programa de animação muito diversificada com bandas de música, charangas, Dj´s, concertinas, folclore, jogo do pau, mas também showcooking, workshops, caminhada, entre outras atividades.
No sábado, dia 22, a partir das 17h30, terá lugar um evento de prova de vinhos verdes e produtos locais. Este evento proporcionará uma oportunidade única para os participantes explorarem a diversidade e qualidade dos Vinhos Verdes da região, em harmonia com produtos gastronómicos locais de excelência. A Feira do Vinho Verde e Produtos Locais é uma celebração anual que realça a qualidade destes vinhos e dos produtos endógenos.