Foi hoje apresentada a MIT – Mostra Internacional de Teatro Sem Fronteiras, que resulta de uma parceria entre a CTB – Companhia de Teatro de Braga e da ETA – Eurasia Theater Association, que esta edição é alargada a Fafe.
A mostra, a decorrer entre os próximos dia 19 a 27, conta com a representação de companhias do Azerbaijão, Portugal, Chipre, Sérvia, Espanha, Turquia, Itália e Uzbequistão, num total de 8 criações, 15 espectáculos e participação de mais de 70 artistas.
A MIT24 mantém o seu epicentro em Braga, no Theatro Circo, junta Barcelos, Maia e agora Fafe. Todos os espectáculos são legendados em português.
Na apresentação do evento, Ricardo Rio lembrou o contributo fundamental que a CTB tem dado à estratégia cultural da cidade.
“Em Braga, a Cultura está presente em todas as dimensões do nosso desenvolvimento. Neste contexto, a CTB tem sido um aliado importante demonstrando grande abertura à internacionalização”, referiu o autarca na sessão que contou com a presença de Rui Madeira, director da CTB, da vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Fafe, Paula Nogueira, do director do Teatro Art’Imagem, José Leitão, e do programador do Teatro Gil Vicente, Luís Ferreira.
Ricardo Rio salientou que o MIT é reflexo do desígnio que tem norteado a actuação municipal, nomeadamente a de transformar “Braga num ponto de encontro do mundo”.
“Esta é uma iniciativa na qual nos revemos, já que o trabalho de internacionalização da CTB está alinhado com a perspectiva de uma cidade aberta ao mundo e a várias geografias, potenciando a atracção a Braga de projectos de qualidade”, disse, referindo que o teatro deve ser feito “sem fronteiras e numa base de cooperação”, tal como sucede nesta Mostra.
A abertura oficial e de boas-vindas aos participantes da MIT24 está marcada para dia 19, pelas 21 horas, na sala principal do Theatro Circo, seguido da criação ‘Pedido & Casamento’.