Braga é uma das seis semifinalistas na corrida na categoria de ‘Cidade Inovadora em Ascensão Europeia’, que com o apoio do Conselho Europeu de Inovação, pretende reconhecer “as cidades que expandem os limites da tecnologia para o benefício de seus cidadãos”, foi anunciado esta quarta-feira.
Com Braga, e na mesma categoria, estão Brugge (Bélgica), Leiden (Países Baixos), Linz (Áustria), Oulu (Finlândia) e Tartu (Estónia).
Na categoria ‘Capital Europeia da Inovação’ são semifinalistas as cidades de Bristol (Reino Unido), Espoo (Finlândia), Tallin (Estônia), Tampere (Finlândia), Torino (Itália) e West Midlands Combined Authority (Reino Unido).
Cada cidade vai participar agora numa “audiência privada online com os membros do júri, em Setembro”. Segue-se a selecção das três cidades finalistas e o vencedor será anunciado a 13 de Novembro, em Lisboa, cidade vencedora do iCapital 2023.
Além do reconhecimento, o vencedor da categoria Capital Europeia da Inovação receberá um prémio de um milhão de euros, enquanto os dois segundos colocados desta categoria receberão 100 mil euros cada.
Já o vencedor da categoria Cidade Inovadora em Ascensão Europeia receberá 500 mil euros e as duas cidades segundas colocadas recebendo 50 mil euros cada.