Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Nova USF de São Miguel-o-Anjo marca ‘nova era’ nos cuidados de saúde em Famalicão

A construção da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) de São Miguel-O-Anjo, em Calendário, Vila Nova de Famalicão, arrancou esta segunda-feira com a assinatura do auto de consignação e o lançamento da primeira pedra do futuro equipamento, que vem marcar uma “nova era” na prestação de cuidados de saúde primários no concelho.

“Quando assumimos as competências na área da Saúde fizemos um diagnóstico que deixou clara a necessidade de investimento no edificado para melhorar as condições de prestação de cuidados de saúde aos utentes”, apontou esta segunda-feira o Presidente da Câmara, Mário Passos.

O autarca social democrata assegurou que “nos próximos dois ou três anos queremos ter no terreno um conjunto de intervenções que se vão traduzir em mais e melhores cuidados de saúde para os famalicenses”.

Além da USF de São Miguel-o-Anjo, destaque também para a nova USF de Joane, Nine e Ruivães, e à requalificação do Centro de Saúde de Famalicão e do Centro Diagnóstico Pneumológico.

“É uma espécie de revolução que vai requalificar toda a área dos cuidados de saúde primários, com edifícios pensados especificamente para a área da saúde, que vão permitir a todos os profissionais fazer mais e melhor”, referiu António Barbosa, presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Ave, que elogiou também o trabalho da autarquia neste processo: “A Câmara Municipal tem sido muito empenhada e com estes investimentos vamos melhorar a capacidade e melhoria dos serviços.”

A nova Unidade de Saúde Familiar de São Miguel-o-Anjo contempla espaços dedicados à Saúde da Mulher e da Criança e à Prestação de Cuidados de Saúde Gerais, com gabinetes médicos e de enfermagem, área administrativa, áreas de apoio e zona de estacionamento.

O investimento global ronda os 2,1 milhões de euros, num projecto co-financiado pelo PRR –  Plano de Recuperação e Resiliência em cerca de 1,8 milhões de euros, contruído em terrenos cedidos pela autarquia à ARS Norte, localizado na Rua Francisco António dos Reis, em Calendário.

Actualmente a USF de São Miguel-o-Anjo serve mais de 12 mil utentes. A construção desta nova unidade, que poderá albergar uma nova equipa, vai permitir acrescentar cerca de 1700 utentes.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS