Minho sob aviso amarelo: calor intenso persiste antes da chegada da chuva e trovoadas

Scenic view of the lake at the Canicada Dam at the Peneda Geres National Park, in Portugal, Europe.

O calor continua a marcar o estado do tempo no Minho esta terça-feira, com temperaturas máximas a poderem atingir os 35 graus Celsius nos concelhos do interior da região. Apesar de a manhã ter começado com nevoeiro e alguma nebulosidade, a subida dos termómetros deverá fazer-se sentir ao longo do dia, mantendo um ambiente quente e abafado.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o distrito de Braga permanece sob aviso amarelo até às 18h00 devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, numa situação que poderá representar riscos para a saúde, especialmente entre a população mais vulnerável.

A manhã ficou marcada pela presença de neblina e céu parcialmente nublado, mas as abertas deverão permitir uma subida gradual das temperaturas. A sensação térmica poderá ser superior aos valores registados pelos termómetros, devido à humidade presente na atmosfera.

Os meteorologistas alertam, contudo, para uma mudança significativa das condições atmosféricas a partir de quarta-feira. A entrada de uma depressão atlântica deverá pôr fim ao atual episódio de calor, trazendo uma massa de ar mais fresco e instável ao Norte e Centro do país.

As previsões apontam para uma descida acentuada das temperaturas máximas, acompanhada por aguaceiros, trovoadas e possibilidade de queda de granizo em algumas zonas. Os fenómenos de instabilidade deverão ser mais prováveis durante a tarde, sobretudo nas áreas do interior.

Depois de vários dias de temperaturas elevadas, o Minho prepara-se para uma alteração expressiva do estado do tempo, num contraste que deverá ser sentido de forma significativa entre terça e quarta-feira.

[email protected] 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS