O Human Power Hub (HPH) promoveu, esta terça-feira, o evento “The New Season”, onde apresentou a nova temporada de atividades e programas do Centro de Inovação Social de Braga.
Esta iniciativa anual, que se realiza no início de setembro, decorreu no Setra Bar e traduziu-se, segundo a autarquia, “num encontro informal de ‘networking’ com a presença de vários elementos da comunidade de empreendedores sociais do município de Braga”.
O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, sublinhou que, a cada nova temporada, o HPH tem conseguido “renovar e ampliar” as suas iniciativas, que incluem ações de capacitação, bootcamps e programas de aceleração e formação para futuros agentes de mudança.
“São projetos que utilizam a arte, a cultura, o desporto, a tecnologia e outras ferramentas para transformar a comunidade local. Na sua atividade, o Centro de Inovação Social tem o mérito de envolver, com sucesso, empresas, cidadãos, setor público e universidades para criar soluções inovadoras para os problemas sociais com que os cidadãos se deparam”, afirmou.
Aproveitando a realização em Braga da reunião transnacional da Rede Urbact “Cities for Sustainability Governance”, sobre a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o evento assumiu pela primeira vez um carácter internacional.
Nesta rede, liderada pela cidade finlandesa de Espoo, participam as cidades de Braga (Portugal), Tallinn (Estónia), Valência (Espanha), Gabrovo (Bulgária), Kosice (Eslováquia), Mannheim (Alemanha), Agius Dimitrios (Grécia) e Jablonec nad Nisou (República Checa).
Durante a iniciativa foram ainda assinados protocolos de parceria com os projectos do Boostcamp para as Organizações Sociais e os contractos de incubação com os projectos do Programa de Aceleração e do Tech4Good – Programa de Aceleração para Negócios Digitais. O vencedor de cada um destes programas – Drop In (Boostcamp das Organizações Sociais), Cem Anos (Programa de Aceleração) e B-Smart (Tech4Good) – fez uma breve apresentação para as delegações da Transnational Meeting.
O evento contou também com a participação de Carlos Videira, administrador executivo da BragaHabit, e Sónia Files, representante Regional do Norte da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social.