Braga promoveu a iniciativa “Rua com Vida” no Dia Mundial sem Carros, 22 de setembro. A iniciativa do Município de Braga desafiou os moradores e comerciantes a usufruírem da Rua D. Pedro V de forma diferente.
A iniciativa, que marcou o encerramento da Semana Europeia da Mobilidade, contou com a presença da vereadora Olga Pereira que fez um balanço positivo da programação.
«Ao longo destes últimos dias, promovemos uma reflexão sobre o espaço público partilhado, através de ações focadas na importância do papel da rua enquanto espaço público multifuncional, democrático e para todos», referiu.
A realização do evento “Rua com vida” na D. Pedro V partiu da iniciativa dos moradores, comerciantes e utilizadores desta artéria.
«Esta particularidade é muito relevante para nós, porque o espaço público deve ser a extensão das vossas casas e lojas. É o espaço de agregação social que contribui para estimular as relações de vizinhança, combater o isolamento e para contribuir para a qualidade de vida de todos» , acrescentou Olga Pereira.
Segundo a vereadora, a D. Pedro V é uma rua que carece de uma intervenção. «Conscientes das condicionantes que aqui se apresentam, iniciámos um processo de diagnóstico e de envolvimento da população e comerciantes, que nos ajudou na preparação do processo de participação pública para a transformação da rua. Convidamos todos a consultarem o levantamento e as ideias já partilhadas por alguns connosco e a registarem as vossas preocupações e soluções para a transformação da rua que será acima de tudo vossa», adiantou.