A comunidade de Este São Mamede, em Braga, juntou-se este domingo para a cerimónia de inauguração das obras de requalificação da zona envolvente do Monte Chamor.
De acordo com a Câmara de Braga, “a intervenção focou-se na valorização do espaço onde está situado o Monumento ao Coração Eucarístico de Jesus, no Monte Chamor, com significativas melhorias na pavimentação e nas condições de acessibilidade para os visitantes”.
“O projeto incluiu a pavimentação do espaço que, até à intervenção, era composto por terra batida, transformando-o numa área mais adequada e funcional. A nova pavimentação foi executada com calçada de diferentes dimensões e lajeado em granito na zona central, conferindo uma maior harmonia estética ao local e valorizando o monumento central”, enaltece.
Durante a inauguração, o presidente da Câmara, Ricardo Rio, destacou a importância desta obra tanto do ponto de vista patrimonial como de conforto para os utilizadores.
“Esta requalificação vem trazer uma nova centralidade à freguesia e melhora substancialmente as condições para quem frequenta este espaço, seja por motivos religiosos, turísticos ou de lazer”, sublinhou o autarca, na cerimónia que contou com a presença do Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, e do presidente da União de Freguesias de Este São Pedro e Este São Mamede, Manuel Carvalho.
A empreitada representou um apoio financeiro de 50.365,24 euros, atribuído pela Câmara Municipal de Braga, como “parte de um compromisso contínuo com a valorização dos espaços públicos e do património histórico e cultural do concelho”.
“A obra, além de embelezar a zona envolvente, tem como objectivo garantir uma maior durabilidade do espaço e melhorar as condições de acessibilidade e segurança para os muitos utilizadores que visitam o local ao longo do ano”, frisa o município.