A Fortaleza de Valença é palco de mais uma Scary Night “A Rendição dos Maléficos”. A noite mais assustadora do ano vai ter vários momentos de celebração a 31 de outubro.
Caça ao fantasma, caminhada “A Noite dos Segredos”, baile dos maléficos, ritual da purificação e chamamento de Contrastus, com a leitura do conjuro, prometem uma noite verdadeiramente mágica na Fortaleza de Valença.
Caça ao Fantasma
Tem entre 6 e 99 anos? Constitua uma equipa, entre quatro e oito elementos e venha participar na caça ao fantasma que, a cada século, assombra a Fortaleza de Valença. Quem descobrir o fantasma será o grande vencedor de uma caçada que começará às 21h00.
Até aos 8 anos a inscrição é gratuita, dos 8 aos 12 anos implica o pagamento de 3€ e para os maiores de 12 anos tem um custo de 5€ e deve ser feita em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeYkfMWLsSEiv1XSt55t82UEd0WP6j0tioQ4V-MXBwA9eZSqQ/viewform
Caminhada Noturna “A Noite dos Segredos”
Os segredos mais bem guardados dos pontos mais emblemáticos da Fortaleza de Valença vão ser revelados numa caminhada noturna com início, na Praça da República, às 21h30. Uma visita guiada única por um património material e imaterial que durante o dia passa despercebido. Traga uma lanterna e venha viver esta experiência inesquecível, durante 60 minutos, numa visita orientada por Isilda Salvador.
A inscrição é gratuita, mas obrigatória no seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe_ZPVWLAiYcsWrT0jfwPYU5G4BKePcexXjWybhhhgQyDgigg/viewform?fbclid=IwY2xjawF_T6lleHRuA2FlbQIxMAABHfdCprobU5JGIguJKrr8VaxJ27VJbCMvW3CzB4-7rqr-6t6VlatlnuY8tQ_aem_8tRfXhg0maViIwxviadHiw
Noite dos Maléficos
A Praça da República, nesta noite, voltará a ser o ponto de encontro de todos os maléficos de Valença e arredores, com um baile de meter medo ao susto, a partir das 22h00, animado pelo valenciano DJ Maléfico Pedro Lima.
A Purificação dos Maléficos
A noite começará pecadora, mas acabará pura. Para as 23h00 está agendado o Ritual da Purificação, com a Queimada Valenciana, recheada de sabores e saberes ancestrais e onde serão lançados, para o pote, as mais resguardadas ervas e poções antigas.
Chamamento de Contrastus
Contrastus, um semideus, filho do sol vai ser invocado e chamado às 24h00, para destruir os maléficos. Uma justa homenagem a quem deu o primeiro nome às terras de Valença “Contrasta”. Momento para a Leitura do Conjuro e a expulsão de todos os maléficos.
A iniciativa é da Associação Quimera e da Câmara Municipal de Valença e contará com o apoio da Junta da União de Freguesias de Valença, Arão e Cristelo Covo, de várias associações locais e do meio empresarial.