A Escola de Engenharia da Universidade do Minho acolhe, nos dias 05 e 06 de novembro, cerca de 150 participantes para o Encontro Nacional de Estudantes de Materiais e o “Dia Mundial dos Materiais 2024”. O programa inclui um conjunto de palestras, workshops, exposições e prémios.
A organização cabe ao Núcleo de Estudantes de Engenharia de Materiais da UMinho, à Sociedade Portuguesa dos Materiais (SPM) e à Ordem dos Engenheiros (OE).
A abertura é na terça-feira, às 09h00, no auditório nobre do campus de Azurém, em Guimarães. Seguem-se painéis sobre o setor aeroespacial, os resíduos e os materiais do futuro, com oradores da academia e da indústria, como do Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros, do Instituto Fibrenamics e das empresas Vestas e ZF Lifetec. A tarde termina com o workshop “Rumo ao negócio”, por Clara Silva (TecMinho).
Na quarta-feira, destaca-se a partir das 11h00 a apresentação das 17 melhores teses de mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais realizadas em universidades e politécnicos de todo o país nos anos 2022/23 e 2023/24, sendo os vencedores dos prémios SPM e OE conhecidos pelas 15h30. Prevê-se ainda palestras de Helena Braga (Universidade do Porto) e Nuno Barradas (Instituto Superior Técnico), além de uma feira empresarial e de momentos culturais.
A iniciativa pretende aproximar os estudantes da realidade do mercado e da investigação, expondo o leque de oportunidades e desafios da Engenharia de Materiais. Há mais detalhes AQUI.