Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
DISTINÇÃO

DISTINÇÃO -
Municípios do Cávado destacam escolha de Braga como Cidade Europeia Inovadora em Ascensão

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado vai apresentar, na próxima reunião do Conselho Intermunicipal (CI), em dezembro, um voto de louvor pelo prémio conquistado pelo município de Braga enquanto Cidade Europeia Inovadora em Ascensão (European Rising Innovative City).

No âmbito da 10ª edição dos Prémios Europeus de Capital da Inovação (iCapital) de 2024, o prémio comunitário atribuído no valor de 500 mil euros, apoiado pelo Conselho Europeu de Inovação e pelo Horizon Europe, tem como objetivo valorizar as cidades que desenvolveram projetos de inovação ao nível local, assim como na promoção de novas ideias.

Para a CIM do Cávado, “Braga reforça, assim, ser o exemplo e compromisso de cidade aberta à inovação, inclusão, sustentabilidade, prosperidade e crescimento”, com a conquista de um prémio que “corrobora também todo o caminho que tem sido feito no âmbito da Estratégia de Desenvolvimento Territorial Cávado 2030, nomeadamente no caminho da inovação, coesão territorial e social, em linha com a sustentabilidade de todo o território”.

“A implementação desta estratégia tem incidido em ações muito desafiantes e exigentes, uma vez que a CIM Cávado representa uma área geográfica muito diversificada, mas ao mesmo tempo com grande potencial para continuar a crescer e a investir em diferentes setores como o empresarial, social, cultural, comercial, turístico, bem como na transição digital e climática, sustentabilidade, entre outros”, assegura a Comunidade Intermunicipal.

A CIM do Cávado realça que todos os municípios que a integram “têm tido um contributo vital para o desenvolvimento deste território, em especial as cidades de Braga e Barcelos que mobilizam projetos de grande dimensão com oportunidades de inovação, internacionalização e competitividade”.

CANDIDATURA APRESENTADA

No seguimento desta estratégia de desenvolvimento territorial, a CIM Cávado vai apresentar no âmbito do programa NORTE 2030 uma candidatura ao Aviso das Ações Coletivas de Qualificação de Base Local que vai ter como lema a “Inovação e Sustentabilidade”.

“Esta candidatura terá como principais ações o reforço da capacitação empresarial de pequenas e médias empresas (PME) na região para o desenvolvimento de bens e serviços atuando ao nível da produtividade, inovação e criação de valor, contribuindo para o desenvolvimento e dinamização territorial de coesa e integrada”, conclui a CIM do Cávado.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS