A Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA), em parceria com o município de Braga e a Quinta Pedagógica de Braga, apresentou esta sexta-feira a nova edição da “Carta para a Alimentação Saudável e Sustentável”. Esta publicação visa a promoção de hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis junto da população em geral.
Uma das principais novidades desta edição é a inclusão de um capítulo inteiramente dedicado ao combate ao desperdício alimentar, desenvolvido no âmbito do projeto “Cávado… com Sabor”.
Este projeto, integrado no Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES) e dinamizado pela ATAHCA no território do Cávado, o qual se destaca por incentivar práticas que ajudam a reduzir o desperdício alimentar, com especial foco nas famílias — o principal contribuidor para a quantidade de alimentos desperdiçados.
A Carta Alimentar reúne receitas criadas pelo chef Fábio Bernardino, que se baseou nos produtos sazonais cultivados ao longo do ano na Quinta Pedagógica de Braga. Além disso, incorpora receitas inovadoras concebidas pelo projeto “Cávado… com Sabor”, pensadas para combater o desperdício alimentar e promover a criatividade na cozinha.