O presidente da Câmara de Braga anunciou, esta quinta-feira, que o novo Arquivo Municipal de Braga instalado na antiga Escola Francisco Sanches vai ser inaugurado no próximo dia 18 de janeiro de 2025, uma semana antes da abertura oficial da Capital Portuguesa da Cultura.
Ricardo Rio falava durante a sessão de abertura do 1.º Encontro Ibérico e do 15.º Encontro Nacional de Arquivos Municipais que está a decorrer até esta sexta-feira, no Forum Braga.
O evento, com a participação de mais de 200 profissionais de Portugal e Espanha, irá ao longo dos dois dias debater, partilhar boas práticas e apresentar projectos inovadores que promovam o fortalecimento do papel dos arquivos municipais no contexto ibérico.
Para Ricardo Rio, este encontro, em Braga, surge numa altura em que o “Arquivo Municipal vive um período de grande efervescência a vários títulos”. “O nosso arquivo municipal tem beneficiado de uma modernização significativa, quer do ponto de vista do enriquecimento do leque de colaboradores, quer do ponto de vista da qualificação e digitalização do espólio”, referiu.
O autarca aproveitou a oportunidade para referir que o município está a trabalhar em projectos para tornar mais acessível digitalmente toda a informação que temos disponível.
“Temos a missão de tornar a informação cada vez mais universal e democrática aos nossos cidadãos não apenas para o público tradicional, mas também em particular à população mais jovem”, sublinhou, acrescentando que se trata de “um trabalho de mediação” vai se ser desenvolvido “de forma mais intensa ao longo de 2025, levando o arquivo às pessoas e as pessoas até junto do arquivo de forma a valorizar” o património.