A ‘Casa do Pai Natal’ de Amares inaugura este domingo a sua iluminação. Mais uma vez, um milhão de lâmpadas darão cor e brilho à casa de António ‘Cavenco’ e família, anunciando a época festiva do ‘nascimento do menino Jesus’.
A fachada, os jardins e vedações são cobertas de luzes das mais diversas cores e formatos, numa tradição que já leva alguns anos e que leva muitas horas de preparação.
Desde 2007 que a sua habitação se destaca de entre muitas outras, pela quantidade e qualidade da iluminação. Mas foi, «sobretudo a partir de 2021 (com a pandemia)», que virou ‘romaria’ para muitas centenas de pessoas, «de Famalicão, Porto, Viana do Castelo, Barcelos e dos outros concelhos» periféricos.
O trabalho de preparação está praticamente concluído com a montagem de uma quantidade infindável de mangueiras, luzes e outros elementos decorativos iluminados a cobrir a zona frontal da habitação colocada numa zona elevada da freguesia de Amares, defronte do ISAVE.
A partir das 18h00, ilumina-se.
PAI NATAL AOS SÁBADOS E DOMINGOS
Como habitualmente, o autor da obra voltará a vestir-se de Pai Natal «todos os sábados e domingos», entre as 20h00 e as 24h00. «Fico aqui em frente à casa e espero pelas crianças. Ofereço-lhes uns rebuçados. Elas ficam todas contentes e eu sei o que isso significa para elas», referiu António ‘Cavenco’.