O jovem terrabourense Diogo Rocha assumiu, recentemente, o cargo de presidente da Mesa da Assembleia Magna da Associação Académica de Coimbra (AAC), o órgão deliberativo máximo da instituição, que representa os mais de 30 mil estudantes da Universidade de Coimbra.
A cerimónia, realizada na presença de várias personalidades académicas e políticas, contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo, entre outros convidados.
Jurista pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e atualmente estudante do Mestrado em Direito, com especialização em Direito Empresarial, Diogo Rocha destacou no seu discurso a importância da Assembleia Magna como um espaço central de deliberação e mudança na vida académica.
“Este órgão deve ser mais do que um lugar de debate; deve ser um motor de mudança, onde os problemas e aspirações dos estudantes encontram respostas concretas”, afirmou.
Ao longo da sua intervenção, o novo Presidente da Mesa não deixou de enfatizar as suas raízes terrabourenses: “Oriundo do coração da Natureza, do concelho mais bonito de Portugal, jamais imaginei ter a honra e a responsabilidade de presidir à Mesa da Assembleia Magna da Associação Académica de Coimbra”, disse.
Diogo Rocha sublinhou ainda as prioridades para o seu mandato, como a descentralização das reuniões da Assembleia Magna, a criação de um Portal da Transparência e a promoção de “mecanismos de auscultação constantes para garantir que as decisões refletem as reais preocupações da comunidade estudantil”.