A Direção-Geral do Consumidor (DGC) lançou a campanha “Não é só o amor que merece uma segunda oportunidade”, para este Dia de São Valentim.
Através desta ação, a DGC procura “sensibilizar os consumidores para a importância de escolhas de consumo mais sustentáveis e amigas do ambiente”.
Adicionalmente, esta campanha quer recordar os consumidores do direito de arrependimento para o comprador online que permite ao consumidor desistir de compras feitas a profissionais no prazo de 14 dias, sem necessidade de justificação.
A campanha dá as seguintes dicas para este 14 de fevereiro:
- Optar por presentes em materiais reciclados, biodegradáveis ou reutilizáveis;
- Valorizar mais a qualidade do que a quantidade;
- Preferir produtos com menor impacto ambiental;
- Dar uma nova vida ao papel de embrulho e evitar embalagens desnecessárias.
Por fim, sugere “compras com história”, apontando as lojas em segunda mão como opção. Nesse caso, recomenda que o consumidor se informe junto das lojas físicas sobre as suas políticas de troca e devolução, já que podem variar.