Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.
BRAGA

BRAGA -
Município de Braga doa 4 mil quilos de ração para animais errantes

No âmbito da sua política animal, o Município de Braga reforça o apoio às associações que cuidam de animais de rua, em particular gatos, através da doação de ração seca em 2025. Este apoio está integrado no projeto Banco Alimentar Animal e visa responder às crescentes necessidades reportadas pelas associações durante o ano de 2024.

O Município irá disponibilizar um total de 4000 kg de ração, distribuídos em quatro tranches, de forma a garantir a validade do alimento e assegurar um apoio eficaz às entidades que desempenham um papel fundamental na proteção animal. As associações beneficiadas são a “Saquetas de Rua”, “Abandoned Pets”, “Abrigo da Luna”, “Amigatos da Milkinha” e “Mia Casa”.

O vereador Altino Bessa sublinha que esta iniciativa se insere no compromisso do Município de Braga com a responsabilidade social: «A proteção animal deve ser uma prioridade nas políticas públicas e na consciência coletiva da sociedade. Diariamente, as associações de proteção animal, abrigos e cuidadores independentes enfrentam dificuldades para alimentar os inúmeros gatos que vivem nas ruas ou foram resgatados do abandono. Temos vindo a assumir um papel muito proativo na promoção de campanhas de doação e na criação de incentivos para esta e outras causas associadas à política animal».

Paralelamente, o projeto CED (Capturar, Esterilizar, Devolver) do Município de Braga continua a ser implementado em colaboração com as associações de proteção animal do concelho. Este projeto visa a esterilização e devolução dos felídeos assilvestrados ao seu local de origem, contribuindo para o controlo populacional de gatos de rua.

O Banco Alimentar Animal foi criado com o propósito fundamental de salvaguardar a saúde animal. A sua missão passa por apoiar, com alimentação seca, os animais que vivem em modo livre e possuem comportamento assilvestrado, impedindo a sua adoção para famílias particulares.

[email protected]

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS