O Município de Guimarães foi reconhecido com o Selo de Mérito “Prata” na 4.ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), no âmbito do programa Guimarães Concelho Cuidador.
«Este reconhecimento destaca o compromisso do município com a implementação de medidas de apoio aos cuidadores informais e a promoção do seu bem-estar», descreve a autarquia, em nota enviada.
A edição de 2025 da RACCI distinguiu 65 projetos em todo o país, incluindo as regiões autónomas, entre 70 candidaturas submetidas, o maior número desde a criação da iniciativa.
Pela primeira vez, os projetos foram avaliados através de um novo sistema de classificação em três categorias (ouro, prata e bronze) que procura reconhecer a excelência, consistência e impacto das respostas locais.
Guimarães integrou o grupo de 22 municípios premiados com o selo Prata, distinção atribuída a projetos que alcançaram entre 125 e 149 pontos.
«O programa Guimarães Concelho Cuidador tem vindo a consolidar-se como uma referência de boas práticas no panorama nacional, ao promover estratégias integradas de acompanhamento, capacitação e valorização dos cuidadores informais, com especial atenção aos que cuidam de pessoas com deficiência, incapacidade ou doenças raras», acrescenta a autarquia.
A distinção atribuída «reforça a maturidade e solidez das políticas sociais locais, alinhadas com a visão de uma comunidade mais inclusiva, solidária e atenta às suas fragilidades», conclui.
[email protected]