Os utilizadores da Ecopista do Rio Minho – Caminho do Rio, no concelho de Vila Nova de Cerveira, já podem usufruir de um espaço de apoio, após percorrer os 13kms entre Gondarém e Campos, a pé ou em bicicleta. Trata-se do Laboratório de Cycling & Walking, na União de Freguesia de Campos e Vila Meã, num investimento total de 410 mil euros, cofinanciado pelo Norte 2020 em 178 mil euros.
O edifício, construído de raiz, foi projetado para proporcionar um ambiente confortável e funcional, e conta com um espaço multimédia de interpretação dos valores naturais, patrimoniais, culturais e paisagístico presentes no percurso da ecovia, assim como um espaço de convívio, com serviço de cafetaria.
Numa área autónoma e independente, encontram-se as instalações sanitárias com balneários de apoio às atividades de cycling & walking e uma área para pequenos curativos, bem como pátios exteriores onde é possível fazer pequenas reparações de bicicletas ou outros veículos sem motor.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, “esta infraestrutura foi idealizada para oferecer uma melhor experiência aos frequentadores da Ecovia, promovendo a mobilidade e o turismo sustentável, além do bem-estar durante a jornada de atividade física”.
Rui Teixeira realça ainda uma outra característica desta via verde junto ao rio Minho, a de ser “cada vez mais utilizada pelos peregrinos do Caminho Português da Costa, e que passam a ter mais um ponto de apoio e de descanso”.
A Ecovia ‘Caminho do Rio’ já foi distinguida como a 3.ª Melhor Via Verde pela European Greenway Award. Localizada na margem esquerda do Rio Minho, com uma extensão aproximada de 13,565 km, este corredor ecológico de Cerveira aproveitou a maioria dos trilhos ou caminhos de servidão já existentes.