A Festa de Santa Joana Beretta Molla tem lugar este domingo, dia 27 de abril, pela Pastoral da Família da Zona de Braga e pela Associação das Famílias. A celebração tem lugar na missa das 11h30, na Igreja de São Lázaro e inclui a Benção das Grávidas.
Pela 21ª vez, a benção das grávidas é dada na mesma missa e será exposta, aos fiéis, uma relíquia de Santa Joana Beretta Molla. Esta é reconhecida por ser médica e mãe, tendo oferecido a sua vida para salvar a filha.
Foi canonizada a 24 de abril de 1994, pelo então Papa João Paulo II.
Joana Molla nasceu em Magenta, Milão, na Itália, a 4 de outubro de 1922 e especializou-se em pediatria. Com um fibroma no útero, que lhe foi diagnosticado no segundo mês da sua gravidez, apenas dias antes do parto do quarto filho, decidiu sacrificar a sua vida. Faleceu a 28 de abril de 1962.
A organização convida todas as mães e mulheres grávidas a participar na benção, acompanhando-se dos pais e familiares da criança a nascer. Além disso, a celebração deixa convite aos mais novos que, noutras edições, participaram, ainda no ventre das mães.