O Município de Ponte de Lima é um dos fundadores da Associação de Municípios Portugueses do Cavalo. A cerimónia da constituição da mesma realiza-se no dia 30 de abril, às 11h00, no Museu Nacional dos Coches.
A cerimónia pública da constituição da AMPC – Associação de Municípios Portugueses do Cavalo foi adiada, devido ao período de luto nacional decretado pelo Presidente da República em homenagem ao Papa Francisco.
Assim, realiza-se no dia 30 de abril, às 11 horas, no Museu Nacional dos Coches.
A Escritura Pública contará com a presença do Presidente da Assembleia da República, Dr. José Pedro Aguiar-Branco.
«A AMPC surge com o objetivo de afirmar a identidade histórico-cultural, patrimonial, económica e social dos municípios portugueses e territórios com forte ligação ao setor equestre», afirma a autarquia.
Os Municípios Fundadores são: Almeida, Alpiarça, Alter do Chão, Barcelos, Caldas da Rainha, Chamusca, Esposende, Golegã, Lagoa, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Serpa, Torres Novas, Valongo, Viana do Alentejo e Vila Franca de Xira.
«A criação da AMPC representa um projeto estruturante para os municípios portugueses que partilham a tradição equestre, promovendo a cooperação intermunicipal, impulsionando o desenvolvimento local e regional, e contribuindo para a consolidação do papel de Portugal no panorama equestre internacional», termina.
