Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.
LEGISLATIVAS

LEGISLATIVAS -
Oficial. AD ganha no distrito de Braga, PS fica em segundo e Chega em terceiro. IL também elege

A AD – Coligação PSD/CDS venceu as eleições legislativas deste domingo no distrito de Braga, com  o PS em segundo e o Chega em terceiro. A Iniciativa Liberal (IL) foi a quarta força mais votada.

A AD chegou aos 36,29% dos votos, o que lhe garante a eleição de oito deputados, tantos quantos elegeu nas últimas eleições. A coligação PSD/CDS ganhou em 13 dos 14 concelhos do distrito, tendo apenas perdido Vizela para o PS.

O PS, que foi segundo, com 23,01%, e o Chega, terceiro, com 21,99%, conseguem eleger ambos cinco deputados.

Em relação a 2024, o PS perde um mandato e o Chega ganha um.

A IL, que ficou em quarto, mantém um deputado eleito por Braga.

Em Braga, Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Fafe, Póvoa de Lanhoso, Famalicão e Guimarães, a AD ganhou e o PS foi segundo. Em Amares, Terras de Bouro, Vila Verde, Barcelos e Esposende, foi o Chega a ficar no segundo lugar. Só em Vizela, a AD foi batida pelo PS.

  • Pela AD, foram eleitos Hugo Soares, Ricardo Araújo, Sofia Fernandes, Emídio Guerreiro, Carlos Cação, Clara Marques Mendes, Joaquim Barbosa e Ricardo Barroso Silva.

  • O PS elegeu José Luís Carneiro, Sandra Lopes, Pedro Sousa, Paulo Lopes Silva e Irene Costa.

 

  • O Chega garantiu a eleição de Filipe Melo, Rodrigo Taxa, Vanessa Barata, Carlos Barbosa e Lina Pinheiro.

  

  • Pela IL mantém-se Rui Rocha.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS