Dez dias para descobrir o património de Braga

Braga recebe, entre 19 e 29 de setembro, o programa IDENTI(CIDADE), uma iniciativa dedicada à reflexão sobre o património cultural enquanto testemunho material e imaterial da história e identidade das comunidades.

De acordo com o município, o programa inclui visitas guiadas, concertos, exposições, percursos performativos, oficinas e conversas que procuram ligar passado, presente e futuro na vida cultural da cidade.

Em 2025, ano em que Braga é Capital Portuguesa da Cultura, o IDENTI(CIDADE) articula-se com as Jornadas Europeias do Património, cujo tema deste ano é “Património Arquitetónico: Janelas para o Passado, Portas para o Futuro”.

A abertura do programa acontece com a exposição “Braga do Outro Lado do Mar”, no dia 19 de setembro, às 18h30, seguindo-se espetáculos e debates ao longo dos dois fins de semana.

A iniciativa culmina com o encontro “Do Legado à Participação: Mediação Cultural e Património”, que se realizará a 29 de setembro, no Forum Braga. “Promovido pela Divisão de Cultura do município de Braga, este encontro oferece uma oportunidade privilegiada para refletir sobre o papel da mediação cultural enquanto ponte entre comunidades, instituições e património cultural”, refere a autarquia. A inscrição é gratuita, inclui coffee-break e almoço, e pode ser realizada até ao dia 25 de setembro (inclusive).

A maior parte dos eventos é de entrada livre, enquanto outras atividades que requerem inscrição estarão disponíveis progressivamente na plataforma Eventbrite (cmbcultura.eventbrite.com), onde será possível garantir a participação.

A programação detalhada por dia, horários, locais e informações sobre inscrições pode ser consultada no website do município de Braga.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS