Depois de uma sexta-feira caracterizada por chuva intensa, trovoadas e episódios de granizo, o tempo vai dar uma curta trégua no Minho durante o dia de sábado. De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), espera-se um dia com nebulosidade variável e algumas abertas, permitindo o aparecimento de tímidos raios de sol.
As temperaturas deverão oscilar entre os 8 graus de mínima e os 15 graus de máxima, mantendo-se um ambiente relativamente fresco para a época do ano.
Agitação marítima mantém-se elevada
Apesar da melhoria temporária do estado do tempo em terra, a situação no mar continua a merecer atenção especial. O IPMA mantém em vigor um aviso vermelho para a agitação marítima até às 06h00 de sábado, prevendo ondas de oeste/noroeste entre 7 e 8 metros, que poderão atingir 14 a 15 metros de altura máxima.
Ao longo do dia, o aviso deverá passar a laranja, com ondas entre 5 e 6 metros, e posteriormente a amarelo, à medida que a intensidade da agitação marítima diminui de forma gradual.
Chuva forte regressa no domingo
Para domingo, está previsto o regresso da instabilidade atmosférica. O IPMA emitiu aviso amarelo para períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes, que poderão ser acompanhados de granizo e trovoada, bem como para vento forte, com rajadas até 80 km/h.
A previsão aponta ainda para a possibilidade de queda de neve nas zonas de maior altitude, acima dos 800 a 1000 metros, com acumulações que poderão atingir os 10 centímetros nos pontos mais elevados. Esta situação poderá originar constrangimentos na circulação rodoviária e formação de gelo.












