A Universidade de Córdoba, em Espanha, atribuiu o seu 50.º doutoramento honoris causa a Ana Maria Serrano, professora associada aposentada do Instituto de Educação da Universidade do Minho. A distinção reconhece o impacto académico e científico internacional da investigadora nas áreas da intervenção precoce na infância e da educação especial.
Com um percurso amplamente reconhecido a nível internacional, Ana Maria Serrano preside atualmente à European Association of Early Childhood Intervention (EURLYAID), integra a direção da International Society of Early Intervention e é membro do Technical Advisory Board for Early Childhood Intervention da UNICEF para a Europa e Ásia. Ao longo da carreira, tem colaborado com governos e organismos internacionais na implementação de sistemas nacionais de intervenção precoce dirigidos à infância.
A docente foi também dirigente da Associação Nacional de Intervenção Precoce e desempenhou um papel relevante no desenvolvimento da formação nesta área em Portugal. Em 1996, juntamente com o professor Luís de Miranda Correia, impulsionou a criação do mestrado em Educação Especial na Universidade do Minho, considerado pioneiro no país.
A ligação académica à Universidade de Córdoba tem-se mantido ao longo de vários anos, através de colaborações com a Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia, o Departamento de Psicologia, o Departamento de Enfermagem, Farmacologia e Fisioterapia e o Centro de Intervenção Precoce na Infância.
Mestre em Intervenção Precoce pela Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, e doutorada em Estudos da Criança – Educação Especial pela Universidade do Minho, onde iniciou funções docentes em 1994, Ana Maria Serrano desenvolve investigação no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC).
O seu trabalho científico cruza áreas como a neurociência, a psicologia do desenvolvimento, as ciências da saúde e a sociologia, defendendo uma mudança de paradigma na forma como são apoiadas crianças vulneráveis com problemas de desenvolvimento, bem como as suas famílias e contextos de proximidade.













