Alunos da UMinho explicam teses em vídeos de 90 segundos

O Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Escola de Ciências da Universidade do Minho apresenta, esta terça-feira, uma seleção dos seus trabalhos de investigação, reunindo mais de uma centena de participantes no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga.

A iniciativa designa-se “III CBMA Open Day / IV PhD Bio Symposium”. Um dos momentos mais esperados é o concurso “O meu doutoramento dava um filme”, às 16h00, com os estudantes a apresentarem a sua tese num vídeo original e criativo de um minuto e meio, perante um júri ligado à ciência e à comunicação. O autor vencedor terá direito à inscrição num congresso internacional à sua escolha.

“Esta iniciativa dá aos alunos competências transversais, ajuda-os a simplificar as ideias e a comunicarem à sociedade de forma próxima, alguns fazem-no pela primeira vez”, resume a diretora do CBMA, Cláudia Pascoal.

O formato acompanha a crescente divulgação científica digital e inspira-se em iniciativas como “Fast Forward Science” (Alemanha), “Research in 60 Seconds” (EUA, Nova Zelândia), “PhD Pitch” (Países Baixos) ou “Three Minute Thesis” (em 85 países).

Antes do concurso, a manhã do evento conta com a apresentação de 15 trabalhos científicos em três sessões, abordando temas diversos com foco nos desafios da biossustentabilidade.

Durante a tarde, mais de 40 posters de mestrado e doutoramento serão apresentados em sessões paralelas, dinamizadas através de um quiz. A tarde culminará com a entrega de prémios, a sessão de encerramento e o já tradicional CBMA sunset.