A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos promoveu, esta sexta-feira, uma desfolhada tradicional entre idosos e crianças. A iniciativa assinalou o arranque do Projecto Educativo da instituição, que, para os próximos três anos, tem como tema ‘Educar para os Valores’.
“Temos previstos pequenos projectos nos vários equipamentos e nas várias respostas sociais, tanto na creche como no pré-escolar, com acções que promovam os valores. Valores de cidadania, do respeito, da amizade, da educação ambiental”, explicou Cláudia Faria, coordenadora da valência de Educação na Infância.
“Se começarmos desde cedo a sensibilizar para o respeito pelo outro, pelo mais velho, pelo diferente, por todas essas características que nos tornam únicos, teremos os meninos mais capazes e mais responsáveis a nível social”, acrescentou.
Além da sensibilização para os valores, o Projecto Educativo quer, também, promover o espírito intergeracional, explicou Cláudia Faria, coordenadora da valência de Educação na Infância.
“Queremos estreitar a relação entre crianças e idosos, uma vez que a Santa Casa tem respostas nestas áreas. Todos os meses, os idosos vão aos equipamentos da Infância conhecer os meninos, através de uma festa ou actividade. Hoje começamos com a desfolhada, mas todos os meses estão previstas actividades em sectores diferentes, envolvendo a área das pessoas idosas”, referiu.
A desfolhada intergeracional decorreu no espaço exterior do Centro Infantil de Barcelos e juntou cerca de uma centena de pessoas, com as crianças e os idosos a debulharem o milho e a dançarem ao som de músicas tradicionais.