O Município de Ponte de Lima, em colaboração com o Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta apresenta, na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, uma exposição de desenhos da autoria do pintor contemporâneo Fernando Hilário com o título “O Desenho das palavras: da realidade à evasão”.
A mostra estará patente na varanda interior da Biblioteca Municipal, de 15 de Novembro de 2019 a 31 de Janeiro de 2020.
A criação dos desenhos de Fernando Hilário reflecte «uma circunstância social, em que o artista se insere, seja uma reunião de trabalho, uma conversa de café ou outra actividade laboral ou de lazer. É nesse contexto que concretiza a grande maioria dos desenhos, fruto das palavras, das pessoas e dos ambientes, manifestando uma posição de agrado ou desagrado, que se reflecte na expressão/configuração do desenho produzido».
Esta mostra acolhe desenhos do artista concebidos a partir dos anos 80 até à actualidade.
FERNANDO HILÁRIO
Fernando Hilário Mendes Ferreira, professor, pedagogo, pintor, escultor, investigador e escritor, é natural do Porto, onde nasceu em 1953, e reside há vários anos em Vilar do Monte, Ponte de Lima. É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas e doutorado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada. É membro da Academia de Pintura Cittá de Roma e foi membro fundador da Associação de Escritores de Gaia. Fundou a Associação de Escritores, Jornalistas e Produtores Culturais de Ponte de Lima, sendo o actual Presidente de Direcção. Tem desenvolvido estudos nas áreas do Modernismo, da Literatura Africana de Expressão Portuguesa e da Poesia Concreta e tem participado com comunicações em diversos encontros científicos. É autor de uma vasta bibliografia e de uma imensa produção artística. Expõe pintura com regularidade desde 1980.